Quem é Ana Rita Simonka

Subscreva-se e baixe sua meditação guiada para Energia Vital Prana.

Bate papo

Sobre música, dança, meditação e cura.

More
Currículo

Formação, prêmios e música internacional.

More
Meus mestres

As minhas linhas de espiritualidade e arte.

More

Destaques

Bate papo aberto:

Música, dança, meditação e cura.

Antes de apresentar meu currículo, quero iniciar aqui uma conexão com você.
A música é a medicina do futuro, e certamente a dança será a psicologia.
Quero mostrar para você a importância de começar a praticar já. O outro caminho você já sabe – é sucumbir à pressão lá fora. É acabar escravo dos piores hábitos da vida moderna e cair na dependência de remédios. É sofrer uma vida estagnada onde o seu “carma” não avança nunca…
Há mais de 35 anos, eu ensino pessoas nos mais diversos níveis de especialização. Mostro como você vai evitar essas armadilhas. Inclusive, como é possível criar a sua própria música mesmo sem ser musicista, expressar lindamente o seu corpo mesmo sem ser bailarino. Como isso é possível?
Simplesmente, ensinando através de técnicas de meditação. Isso significa mostrar como acessar as conexões mais profundas do Ser.
A meditação permite despertar a sensibilidade que todo ser humano tem para desenvolver musicalidade e corporalidade como uma verdadeira medicina interior.
Quero te mostrar mil e uma formas de meditação onde ninguém precisa “ficar parado”, “parar a mente” ou lutar com seus próprios impulsos ou sentimentos…
Digo sem medo de errar que essa é a medicina com maior poder de cura que existe. Ela nos leva a reencontrar o nosso caminho de alma, a nossa expressão mais essencial – além do ego, além dos condicionamentos…
E não é exatamente isso que está faltando nesses tempos desafiadores que vivemos? Estamos no auge de uma transição para uma nova humanidade onde a ansiedade, o stress, o pânico e a depressão parecem dominar cada ser humano…
Acredite: existe dentro de cada um de nós uma fonte inesgotável de criatividade. Quando acessamos essa fonte, toda a nossa vida se transforma.
Isso aconteceu comigo: foi em busca do conhecimento milenar de corpo-mente-espírito que pude encontrar essa fonte dentro de mim mesma.
Por ter nascido numa família artística e ter começado ainda na infância a tocar e dançar, eu trilhei um caminho muito incomum nas formações convencionais de professor de yoga ou de meditação. Compreendi que nas grandes tradições de sabedoria, a música e dança não são apenas entretenimento e nem uma busca estética ou subjetiva: mas sim, são parte de uma ciência muito elevada e que nunca esteve desvinculada da meditação.
Mas como aproveitar ao máximo o que essa ciência tem para nos oferecer?
Foi nessa busca que eu mergulhei por décadas no estudo do canto clássico indiano, na música incomparável onde as escalas dos Ragas tem poder de cura, no entoar dos mantras e do zikhr para sintonizar a vibração mística, nas danças e giros Sufis, e seguindo na profundidade das coreografias vitais do Chi Kung entre tantas outras modalidades.
Em cada modalidade, aprendi coisas fantásticas sobre tudo aquilo que transcende a materialidade e nos coloca no eixo da mais profunda e real conexão.
Meu trabalho tem sido conduzir o alinhamento de todas essas artes de uma maneira não dogmática. Eu te mostro a essência de cada método, ajudando você a transformar tudo isso em práticas da sua vida diária.Esse é o meu estilo de ensinar.
Minha metodologia é um ajuste entre todas essas tradições e a realidade da nossa vida cotidiana. Resumidamente, eu sei como despertar em você a sua própria maneira de realizar esse ajuste obtendo a sua cura interior. Você vai além: vai até onde todos nós desejamos que é o desvendar consciente da nossa própria missão de alma nessa vida – ou seja, conquistar de vez a cura definitiva.

Currículo

Pós-Graduações, Prêmios e Produção Musical

Formação Acadêmica, Prêmios e Espiritualidade.

* Graduada em Biociências pela USP.

* Mestre em Comunicações e Artes pela ECA-USP.

* Pós-Graduada em Yoga pelo curso da FMU (linha científica de Swami Kuvalayananda).

* Pós-Graduada em Music Therapy pelo Nada Centre – o mais importante instituto de Musicoterapia da Índia (Dr. T.V. Sairam).

* Premiada pelo mesmo instituto Nada Centre em 2021 pela sua contribuição na área da musicoterapia.

* Palestrante convidada desde 2021 nas Conferências Anuais da IMTA – Indian Music Therapy Association.

* Desde 2009 é praticante do método Shattari Sufi que foi trazido ao Ocidente pelo mestre Adnan Sarham, fundador da Sufi Foundation of America e considerado o maior mestre de música e dança como meditação do nosso tempo.

Destaques na música de auto-conhecimento e meditação.

* É autora de dezenas de álbuns em World Music, New Age e Healing Music.

* Escolhida para a coletânea especial “Gardens of Eden” da gravadora Putumayo como um dos melhores trabalhos em World Music do mundo.

* Trilha sonora de importantes trabalhos na TV brasileira como Alternativa Saúde, novelas Malhação e Clone, e projetos como Coleção Caras Zen e Buddha Lounge entre outras produções de destaque.

* Sua coleção didática Mantras&Chakras com extenso material multimídia foi pioneira nessa temática voltada para cursos de professores de yoga e meditação no Brasil.

Contribuição na área de terapia holística.

* Criadora da metodologia Terapia de Fluxo Dimensional

Ouça minha música

Mantras, World Music, Healing Music e Meditation

BLOG

"Ela é uma instrumentista maravilhosa, ela pegou a Tampura dela olhou nos olhos da gente e foi uma experiência transcendental, ela emitia as notas correspondente aos Chakras e entoava os Bija Mantras, foi impressionante, foi a vez que eu senti isso mais intenso, cada vez que ela entoava eu sentia vibrar no meu chakra e ir subindo pela coluna, excepcional, uma experiência transcendental."
João Paulo Corban
Educador Físico, Prof. de Yoga e Terapeuta Sistêmico

Meus Mestres

Dr. Mário Baldani, o criador da Biocibernética Bucal.

Por volta dos meus vinte anos de idade, conheci o médico e odontologista Dr. Mário Baldani, que muitos consideram como tendo sido o maior pensador holístico do Brasil em todos os tempos, e que teve larga experiência em escolas iniciáticas. Fui sua paciente e me aprofundei na sua metodologia numa convivência de mais de dez anos. Ele foi pioneiro em propor uma visão sistêmica onde o indivíduo é tratado a partir do estudo da função e do realinhamento dos dentes, estabelecendo uma correspondência direta com todas as demais funções orgânicas a nível físico, psíquico, comportamental e espiritual. 

A Biocibernética Bucal é a base de vários conceitos da Terapia Dimensional como o Fluxo da Consciência, os Emaranhados e a Forma Humana entre outros.

Mestre Adnan Sarham e o método Shattari Sufi.

Falecido em 2021, Mestre Adnan Sarhan é um dos mais renomados mestres sufis que atuou no ocidente. Nascido em Bagdá, fundou nos Estados Unidos a “Sufi Foundation of America” no Novo México, sendo reconhecido pelas cinco ordens Sufis. Iniciei meus estudos com esse mestre em 2009 praticando dança, respiração, movimentos, percussão, recitação e giro, aprendendo técnicas inéditas que remontam a mais de mil e duzentos anos. Seu trabalho desperta profundos estados de embriaguez mística para abrir a Inteligência do Coração para a cura, o despertar, a alta inteligência, a criatividade e o equilíbrio entre matéria e espírito.

O uso dos chamados Contemplativos na Terapia Dimensional traz grande influência do “método rápido” (Shattari Sufi) como meditação do estado presente através da música e da dança.

Sufi Foundation of America
Mestre Sufi Adnan Sarhan em Madrid

Dr. T. V. Sairam, o pai da musicoterapia na Índia, criador do Nada Centre e presidente honorário do IMTA - Indian Music Therapy Association.

Seu nome foi incluído pelo Centro Bibliográfico Internacional (IBS), Cambridge, em sua prestigiada publicação como um dos ‘200 Intelectuais do Século XX’. O Dr. Sairam tem diversas especializações tais como Medicina Alternativa, Plantas Medicinais, Musicoterapia e Administração Tributária, sendo autor de 16 livros e mais de 350 artigos publicados na Índia e no exterior além de quase uma centena de palestras. Em 2004, fundou o Nada Centre for Music Therapy de cursos de Pós-Graduação destinado a promover conceitos e práticas inovadoras de cura com música tendo treinado mais de 600 alunos da Índia e do exterior durante os últimos 16 anos. Em 2018, fundou IMTA (Indian Music Therapy Association). O principal eixo do seu trabalho é o resgate do poder terapêutico das ciências sagradas do Nada-Yoga e a popularização do poder curativo do Raga através de estudos clássicos como o Raga Chiktsa. Em 2021, tive a alegria de receber do Dr. T. V. Sairam um prêmio especial pelo meu empenho e contribuição na área da Musicoterapia e em seguida, recebi seu convite para falar nas conferências anuais do IMTA em 2021 e 2022.

Sua influência na Terapia Dimensional se faz sentir na visão que integra Oriente e Ocidente, promovendo um novo olhar sobre ambos à luz do conhecimento tradicional, permitindo transitar entre todos os universos sem conflitos desde o científico, o artístico, o filosófico e o terapêutico.

Dr.Sairam fala sobre o trabalho de Ana Rita Simonka

Prof. Ricardo Rizek e a estética do sagrado.

Especializado em estudos de arte e esoterismo, Ricardo Rizek teve um trabalho ímpar na cena cultural do Brasil dos anos 1990 e o acompanhei até o seu falecimento em 2006. Ele conduzia os seus alunos numa completa renovação da visão sobre arte e cultura desde o ponto de vista da espiritualidade e da iniciação. Sua maior qualidade era propor a análise do conhecimento atemporal e perene na arte contemporânea, tendo atraído uma legião de fãs com suas análises simbólicas de grandes sucessos do cinema tais como Blade Runner, Excalibur, Matrix, entre tantos outros. Com ele pude me aprofundar em Filosofia Clássica e Medieval, estudos Sufis, os grandes nomes do esoterismo europeu, alquimia, astrologia, cabala, aritmosofia árabe, eneagrama, entre tantas outras linhas. 

O trabalho do Prof. Rizek influenciou profundamente o conceito de Campo Cultural Sistêmico da Terapia Dimensional, sendo uma das bases do conceito de Fluxo da Consciência como jornada do herói e missão de alma.

Shotaro Shimada e Prof. Hermógenes: as origens do Yoga no Brasil.

Aqui, estou ao lado desses dois grandes mestres que foram os pioneiros na introdução do Yoga no Brasil. Pude desfrutar desse legado aprendendo com eles em cursos de formação e especialiação, e mais tarde, tendo a honra de trabalhar ao lado de Shimada e do Prof. Hermógenes em vários eventos da área holística tais como cursos de formação de professores de Yoga, retiros, imersões, seminários e conferências aprendendo na prática como atualizar o Yoga para a nossa realidade.

 

plugins premium WordPress